30 dicas para viver mais e melhor

  • Digg
  • Del.icio.us
  • Reddit
  • RSS



1.CASE-SE. 

Segundo estudo publicado no Health Psychology Journal, dos Estados Unidos, as pessoas que se mantêm em longas e bem-sucedidas uniões têm uma expectativa de vida maior em comparação aquelas que se casa novamente ou terminam a vida divorciadas.

2.EXPRESSE  SUAS  EMOÇÕES.  

De acordo com o Journal of Clinical Psychology, da Inglaterra, aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como cantar, escrever e pintar, são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem.

3.TENHA HORÁRIOS. 

Evite a prática de exercícios entre as 11 da manhã e a 1 da tarde. É quando a produção de adrenalina atinge seu pico. O sangue fica mais grosso do que o normal, a pressão arterial sobe e o batimento cardíaco se eleva. Durante essas duas horas, é maior a probabilidade de uma  placa de gordura se romper em um vaso, o que pode provocar derrame cerebral ou infarto no coração.

4.SEJA SOLIDÁRIO.  

Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.

5.PREFIRA AS COMÉDIAS. 

O riso espontâneo promove a dilatação dos vasose  melhora o fluxo sanguíneo.   Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem estar e prazer. Quer mais? 
Ainda emagrece. Estudos da  Universidade Vanderbilt, nos  Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas  por  um período de dez a quinze minutos faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.

6.USE O FIO DENTAL.  

De acordo com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a inflamação bacteriana da gengiva, causada pelo acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, aumenta em 72% o risco de doença cardiovascular.

7.IMITE OS BRITÂNICOS.  

Ser pontual é bom, mas beber chá é ainda melhor. De acordo com o jornal Phytotherapy Research, o hábito cultivado pelos  ingleses pode ajudar no combate à doença de Alzheimer. Estudos indicam também que o consumo de chá reduz os riscos de câncer. 
O chá verde é o que promete maiores benefícios.

8.LARGUE O CIGARRO. 

Fumantes regulares vivem, em média dez anos menos do que um não-fumante. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões, a neoplasia que mais mata no Brasil, estão relacionados ao tabagismo.

9.TENHA FÉ.  

Segundo  o  International  Journal  of  Psychiatry  and Medicine,  ter  uma  crença  forte  em  algo  ajuda  a  combater o stress e problemas emocionais.

10.BEBA COM MODERAÇÃO. 

Estudos mostram que o consumo diário de até duas taças  de  vinho  deve  fazer  parte da receita para uma vida longa.  Até a cerveja,  quando  consumida  moderadamente, pode trazer benefícios à saúde, apontam pesquisas recentes.

11.COMA MENOS.  

Nos  Estados Unidos, um estudo comparou cinquentôes que viviam de dieta com outros que consumiam, em média, 2.000 calorias por dia.
A  conclusão foi que o primeiro grupo teve uma expectativa de vida cerca de 30%  maior,  além  de aparentar se mais jovem do que os congêneres
da mesma idade.

12.MORE PERTO DE UM PARQUE.  

Um  estudo  realizado por pesquisadores japoneses concluiu que a expectativa de vida dos idosos que moram próximo a áreas verdes é maior do que
a daqueles que vivem cercados de arranha-céus.

13.VÁ DE VERDES.  

Vegetais  verde-escuros,  como  espinafre,  rúcula e brócolis,  são  ricos  em ácido fólico, uma substância que ajuda a manter a
integridade do DNA.

14.MANTENHA A MENTE ATIVA. 

Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de  cartas  e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência de pessoas com ais de 75 anos.

15.TOME VITAMINAS.  

Cápsulas  de vitamina C são as mais indicadas.  Seu
consumo  ajuda  a  prevenir  a  degeneração macular, que afeta 3 milhões de
brasileiros  e  é  a maior causa de cegueira em pessoas com ais de 50 anos.
Consulte seu médico sobre a dosagem.


16.CURTA O CHOCOLATE. 

Em pequenas quantidades, ele pode ser benéfico à saúde. Segundo  estudo  do  King's  College,  de Londres, a quantidade de flavonóides  encontrada  em  50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçâs,  duas  taças  de  vinho  ou  sete  cebolas.  Os flavonóides têm sido apontados como importantes armas no conbate aos radicais livres.

17.DÊ PREFERÊNCIA AOS PESCADOS. 

Peixes de água profunda, como salmão e
anchova,  são  ricos  em  ômega  3.   Esse poderoso antioxidante, segundo o
jornal  da  Associação Médica Americana, pode reduzir em até 81% o risco de
morte súbita no homem.

18. FAÇA SEXO.  

A atividade sexual traz sensações de prazer e bem-estar, combate o stress, aumenta a auto-estima e ainda queima calorias. Estudos mostram que as pessoas sexualmente ativas são mais saudáveis. Segundo a OMS, o sexo é um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do prazer no trabalho, da harmonia familiar e do lazer.

19.SEJA OTIMISTA.  

Após  dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa  pode influir no aumento ou na diminuição de expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 66% o risco de morte prematura.

20.NÃO PULE O CAFÉ-DA-MANHÃ. 

Pesquisa do Instituto de Gerontologia da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, averiguou que os centenários não costumam dispensar a primeira refeição do dia.

21.TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO. 

O conselho foi seguido por operadores da bolsa  de  valores de Nova York, avaliados em um estudo. Foi tão eficaz no combate ao stress que metade deles suspendeu o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor freqüência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

22.REDUZA O SAL. 

Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão  arterial,  um dos fatores de risco para doença cardiovascular. Evite mais de 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá.

23.INVISTA EM CULTURA. 

Depois de acompanhar 12.000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram  que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e freqüentar concertos musicais.

24.SINTA-SE  EM  CAPRI. 

Está provado que uma dieta mediterrânea, rica em vegetais,  peixes e azeite de oliva,
pode afastar doenças como hipertensão, diabetes,  e  obesidade,  capazes  de  encurtar  a vida em até dez anos.  A pesquisa  foi feita com 1.507 homens e 832 mulheres, entre 70 e 90 anos, em onze países europeus.

25.ABUSE  DO MOLHO DE TOMATE. 

Pesquisas conduzidas pelo médico americano Michael  Roizen, autor do livro Idade Verdadeira e fundador do Real Age Institute, um dos mais respeitados centros de estudo da saúde e do metabolismohumano,  mostram que dez colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir pela metade o risco de ocorrência de onze tipos de câncer. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante encontrados nos vegetais vermelhos.

26.DURMA  BEM.  

Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções
metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.

27.CONTE ATÉ CINCO. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esse é o número mínimo de porções de frutas e vegetais que uma pessoa deve comer por dia. A OMS defende que uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, fibras e minerais pode reduzir em até 40% o risco de câncer.

28.VÁ AO OFTALMOLOGISTA. 

Depois dos 50 anos, a chamada vista cansada se torna ainda mais comum. Com a idade, também aumentam os riscos de glaucoma e catarata. Além disso, alterações de fundo de olho podem indicar a presença de diabetes e hipertensão.

29.MODERAÇÃO COM A CARNE VERMELHA. 

Pesquisas sobre hábitos alimentares em dez países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35%. Mas não a evite.  Proteínas são essenciais  para  quem faz atividade física regularmente, não só porque dão
resistência mas também porque ajudam a tornear os músculos.

30.MOVA-SE.  

De acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por  si  só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em at seis anos.  

0 comentários to “30 dicas para viver mais e melhor”

Postar um comentário