Por um Fio

  • Digg
  • Del.icio.us
  • Reddit
  • RSS

Em várias situações da vida, deparamos com expressões curiosas: A vida está "por um fio" 
é uma delas. Por que "por um fio"? Subjetivamente, o fio pode representar a fragilidade do ser. Objetivamente, pode ser um fio de cabelo mas embora pareça que um fio de cabelo não tenha vida, hoje ele é usado para a verificação genética de uma pessoa, nas provas de paternidade. Mas o que significa um fio de cabelo? 

Um fio de cabelo é algo que se perdeu, algo que já morreu. Pois não é ele uma parte morta do ser humano? Você pode cortá-lo sem sentir dor, você pode domá-lo do jeito que quiser, enrolar, frisar, esticar, colorir e nada disso vai afetá-lo. A dor somente ocorre quando atinge o cérebro, que registra o acontecimento e mostra, apesar de tudo, que você está vivo! E sabemos que uma pessoa realmente morre quando o cérebro morre, não o coração. 

Mas esse mesmo cérebro que registra a dor consegue lembrar o que se perdeu ou algo que já morreu. O nosso computador central, o mais poderoso de todos, busca em seu "disco rígido" todas as informações necessárias para trazer à mente fatos perdidos. E, de repente, um fio de cabelo pode representar a fragilidade da vida e tornar-se símbolo de toda sorte de lembranças, boas ou ruins, como já diziam Chitãozinho e Xororó em sua música: ... e hoje o que eu encontrei me deixou mais triste: um pedacinho dela que existe, um fio de cabelo no meu paletó. Lembrei de tudo entre nós, do amor vivido ... 

Isso também ocorre quando se encontra um fio de cabelo em um prato de comida. A massa cinzenta logo registra "uma coisa morta" dentro daquilo que representa a vida, ou seja, o alimento. Essa visão choca por ser contraditória. Um mesmo fio pode ter significados antagônicos.  


Num caso de paternidade, em que se pode verificar pelo fio de cabelo a herança genética de uma pessoa, temos novamente a dualidade "morte versus vida", demonstrando que há um entrelace contínuo e ininterrupto entre "ser" e "não ser", a própria fragilidade da vida. Como já dizia Lavoisier, "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".  

Fonte: Line

0 comentários to “Por um Fio”

Postar um comentário