Música: A linguagem de todos os povos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • Reddit
  • RSS


A humanidade possui vários códigos para sua comunicação, como por exemplo, signos, a linguagem verbal (língua oral e língua escrita) e não-verbal. É por meio desse sistema de comunicação, que se torna possível expressarmo-nos e estabelecer a troca de idéias e informações uns para com os outros. 

A Música também é uma linguagem, linguagem essa muito rica por sinal, pois reúne signos, códigos, linguagem verbal e não-verbal. O mais encantador é que a Música é uma linguagem universal.

Você pode ser brasileiro, russo, chileno, japonês, italiano, americano, enfim, pode ser de qualquer nacionalidade, mas pode entender aquilo que está escrito na partitura, mesmo se ela for escrita por um cidadão de qualquer país. E o mais interessante, mesmo sem dominar a linguagem do outro, músicos de diferentes nacionalidades podem tocar juntos, se comunicar artísticamente pela música, até porque as notas escritas na pauta, cifras e as notas tocadas são as mesma, independentemente da nacionalidade de quem as toca.

Você já deve ter escutado uma música em outro idioma e já deve ter se identificado com sua estrutura musical, como a melodia, a harmonia, o ritmo, mesmo sem entender o que a letra fala. Então, quando resolve buscar o significado da letra, a tradução da música, fica surpreso porque era justamente aquilo que você imaginava (se bem que há letras que não condizem com a forma musical em que ela se manifesta, no sentido musical).

Na maioria das vezes, podemos percerber a mensagem que músicas cantadas em outros idiomas provavelmente podem está passando, pois é fácil perceber quando a música possui um clima mais melancólico, mais alegre, mais romântico, mais engraçado, enfim, no geral podemos fazer essa distinção, mesmo que a lírica não corresponda à essa estrutura.

Concluindo, a Música é uma arte que une povos e não é mais um simples complemento cultural. É um campo de estudo que abre caminhos para estudar outras áreas. Ser músico (para quem é curioso) é ser um pouco de matemático, físico, escritor, poliglota, administrador, político, idealizador, fisioterapeuta, pedagogo, entre uma série de outras áreas que se relacionam com o mundo da música. E é por essas e outras, que a música é a linguagem de todos os povos!

Um aperto de mão!

Fonte: Texto extraído do blog "Fala Baixo", de um grande amigo e músico.   
http://falandubaixo.blogspot.com

1 comentários to “Música: A linguagem de todos os povos”

  1. Fala Baaaaaaaixo Line!
    Assim eu fico bobo!
    Nossa, é um prazer enorme, gigante, colossal ter um texto meu aqui no seu blog!!!
    Eu só tenho a agradecer por uma amizade tão sincera, e pedir a Deus que Ele te abençoe muito!
    Um Abraço!
    ♫ ♬ ♪ ♩ ♫ ♬ ♪ ♩ ♫ ♬ ♪ ♩ ♫ ♬ ♪ ♩ ♫ ♬ ♪ ♩ ♫ ♬ ♪ ♩ ♫ ♬ ♪ ♩ ♫ ♬ ♪ ♩

Postar um comentário